terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais um flash da série: Isso tudo é mais compelxo do que se Imagina! - Michel Gherman



Entro na universidade Hebraica de Jerusalém e a caminho da Biblioteca esbarro com uma banca do Grupo "Luta Socialista", organização majoritariamente judaica de tendência trotskista, seus integrantes gritam: "Contra a Guerra de Bibi e Hamas, Luta Socialista, a alternativa verdadeira para as eleições".

Continuo caminhando, banca do Partido Comunista, banca mista, com estudantes árabes e judeus. Uma Placa em hebraico e árabe que diz: "Fim da guerra no sul, fim da Guerra em Gaza."

Já na entrada da Biblioteca, uma manifestação ruidosa, dividida ao meio por grades. De um lado, estudantes árabes (pelas meninas presentes nota-se que se tratam na maioria de Muçulmanos religiosos) e judeus (também na maioria religiosos). Ambos mostram fotografias de destruição e gente morta. Ambos acusam os líderes do lado oposto de criminosos. Pelas músicas cantadas, nota-se que é um encontro dos extremos. A extrema direita israelense e os fundamentalistas islâmicos (extrema direita palestina).

A notar:
1) A maioria dos estudantes, árabes e judeus, passa e decide não participar da Manifestação.
2) as ausências ativas de militantes da esquerda, de centro esquerda, da centro direita até da direita.

Quem tem certeza aqui, a ponto de gritar em uma manifestação, mostrando cartazes e cantando, são as extremas direitas em ambos os lados.

E você aí, que lê esse relato e está no Brasil, onde se encaixaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário